Diante do acirramento entre a deputada Janaina Riva (MDB) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), preferiu manter uma postura neutra e evitar o envolvimento direto na polêmica. Em entrevista concedida nesta quarta-feira (7), Russi afirmou que o episódio não compromete a relação institucional entre o Legislativo e o Executivo estadual.
“Os dois são de maiores, né? Têm CPF, falam por eles. Então é um encaminhamento deles. Se o deputado Max vai entrar em uma confusão? Lógico que não”, declarou, sinalizando que o conflito é de responsabilidade exclusiva dos envolvidos.
Apesar da repercussão do desentendimento, Max Russi defendeu que o foco atual deve ser o trabalho legislativo e não as articulações eleitorais. Segundo ele, o debate político está ocorrendo de forma precoce, impulsionado por mudanças em curso no Congresso Nacional, como aumento de vagas, fusões partidárias e formação de federações.
“Eu acho que esse ano é de trabalho, ano de construção. […] O debate está muito antecipado”, pontuou.
Sobre a troca de declarações entre Janaina e Fábio Garcia, o presidente da Casa Legislativa evitou críticas diretas, afirmando que não houve perda de compostura. “Não baixou o nível. Acho que é um debate que, para o pessoal, não é o correto”, avaliou.
Russi também comentou que, com a proximidade das eleições de 2026, é natural que os parlamentares comecem a se reposicionar politicamente. “Alguns vão se acomodando na situação, outros na oposição, outros em outro projeto. De acordo com o projeto político que você constrói, vai sendo o seu posicionamento no parlamento”, concluiu.
FONTE – RESUMO