Operação combate fraude fiscal entre produtores rurais no médio-norte de MT

0
12
Foto: Reprodução
ALMT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), deflagrou nesta quinta-feira (26) a terceira fase da Operação Ultimatum, com foco em produtores rurais suspeitos de envolvimento em esquemas de sonegação de ICMS. A ação integra um esforço conjunto com o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), e dá continuidade às investigações da Operação Fake Paper.

Nesta etapa, produtores da região médio-norte do estado foram formalmente intimados por envolvimento em transações comerciais fraudulentas que resultaram em dívidas tributárias. O grupo é suspeito de simular vendas interestaduais de grãos para driblar a cobrança do ICMS. O esquema incluía a utilização de empresas de fachada, notas fiscais frias e pessoas interpostas, conhecidas como “laranjas”.

As autoridades destacam que a ofensiva tem um duplo objetivo: além de reprimir o crime tributário, busca promover a conscientização sobre a importância da regularidade fiscal no setor agropecuário. A Defaz, em parceria com o CIRA, pretende recuperar valores sonegados e pressionar os envolvidos a regularizar sua situação junto ao fisco estadual.

Nas fases anteriores da operação, já foram recuperados mais de R$ 30 milhões em tributos. O CIRA reúne representantes do Ministério Público Estadual, Delegacia Fazendária, Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).

FONTE – RESUMO