Operação “Energia Limpa” flagra furto de energia e prende suspeito em Rosário Oeste (MT)

0
8
foto: reprodução
ALMT

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (29) a “Operação Energia Limpa”, com o objetivo de combater fraudes e furtos de energia elétrica no estado. Durante a ação, realizada no município de Rosário Oeste, um homem foi preso em flagrante após perícia constatar desvio direto da rede elétrica, caracterizando furto mediante fraude.

A operação contou com o apoio da concessionária Energisa e da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec). Técnicos da Politec confirmaram a existência de uma ligação clandestina em uma das fases do transformador, com o objetivo de maquiar o real consumo de energia elétrica e reduzir o valor da fatura.

Segundo o delegado Mauro Perassolli, que coordena as investigações, a ação integrada com os órgãos fiscalizadores é fundamental para coibir práticas criminosas. “A Polícia Civil mantém seu compromisso em zelar pela sociedade e garantir a ordem pública, mediante investigação e repressão aos delitos, em defesa da paz social de Rosário Oeste”, afirmou.

Os envolvidos foram encaminhados à delegacia para os devidos procedimentos legais. O furto de energia elétrica é tipificado nos artigos 155 e 171 do Código Penal, podendo render pena de 1 a 5 anos de prisão.

Somente em 2025, a Polícia Civil já executou 50 operações de combate a esse tipo de crime em Mato Grosso, com 27 pessoas levadas para delegacias em diferentes municípios.

A Energisa alerta que ligações clandestinas podem causar instabilidade na rede elétrica, provocar a queima de aparelhos, risco de curto-circuito e até acidentes fatais, afetando tanto os autores quanto vizinhos e animais próximos.

FONTE – RESUMO