A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (20) a Operação Tempus Finis, com foco no combate à atuação de facções criminosas no município de Terra Nova do Norte, a 675 quilômetros de Cuiabá. A ação resultou no cumprimento de nove mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas domiciliares, além da prisão de duas pessoas em flagrante.
Segundo informações da Delegacia de Terra Nova do Norte, as investigações apontam que os alvos da operação estão envolvidos em crimes como homicídio, tráfico de drogas, tortura e organização criminosa. Os crimes estariam ligados ao chamado “tribunal do crime”, mecanismo utilizado por facções para julgar e punir seus próprios membros ou rivais.
Durante a operação, 10 pessoas foram presas — oito com base em mandados e duas flagranteadas durante as buscas, que resultaram na apreensão de duas armas de fogo, um tablete de cocaína e diversas porções da mesma substância já preparadas para comercialização.
Entre os detidos está uma mulher de 38 anos, identificada como líder regional da organização criminosa. Ela foi localizada e presa em Sinop, município vizinho.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Terra Nova do Norte e contou com apoio das unidades policiais de Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Itaúba e Marcelândia.
As investigações tiveram início a partir de prisões em flagrante efetuadas em dezembro de 2024 e permitiram mapear a atuação de integrantes da facção em crimes graves cometidos na região. De acordo com o delegado Fábio Viana Mateus, responsável pelo inquérito, o trabalho investigativo prossegue para identificar outros envolvidos e responsabilizá-los criminalmente.
FONTE – RESUMO