Paula Calil rebate Buzetti e culpa Lula por tarifaço dos EUA, isentando Eduardo Bolsonaro

0
19
Foto: Olhar Direto
ALMT

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), saiu em defesa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e contestou publicamente as declarações da senadora Margareth Buzetti (PSD), que responsabilizou o parlamentar pela imposição de tarifas comerciais dos Estados Unidos contra o Brasil e por medidas judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante participação em ato de apoio a Bolsonaro, Paula afirmou que o chamado “tarifaço” aplicado pelos norte-americanos é reflexo da condução da política externa pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e não das ações de Eduardo. “Nós hoje estamos enfrentando problemas como o tarifaço por conta da falta de diplomacia do governo brasileiro”, declarou a vereadora.

A resposta foi uma reação direta às críticas de Buzetti, que classificou Eduardo Bolsonaro como “moleque” e o responsabilizou por desgastes diplomáticos que, segundo a senadora, teriam contribuído para as atuais sanções comerciais dos Estados Unidos, além da prisão domiciliar e do uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente.

Paula Calil, por sua vez, disse ver nas recentes ações da Justiça e na crise diplomática uma “perseguição política” contra Jair Bolsonaro. A vereadora defendeu que a postura do governo federal tem enfraquecido a imagem do país no cenário internacional, prejudicando as relações comerciais com potências como os Estados Unidos.

As falas ocorrem em meio ao agravamento das tensões políticas entre lideranças do PL e membros de partidos alinhados ao governo Lula, principalmente após a decisão do STF que colocou Bolsonaro em prisão domiciliar no âmbito da Operação Tempus Veritatis.

FONTE – RESUMO