A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a “Operação Vigia das Águas”, com foco no combate ao comércio ilegal de pescado na tradicional Feira do Porto, em Cuiabá. A ação resultou na apreensão de aproximadamente três toneladas de peixe e na prisão de duas pessoas em flagrante. Os produtos apreendidos serão destinados a instituições de caridade.
A operação, ainda em andamento, cumpre nove mandados de busca e apreensão em cinco residências e quatro empresas, situadas em Cuiabá e Várzea Grande. As investigações começaram em dezembro de 2024, sob coordenação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), a partir de autos de infração encaminhados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Os documentos indicavam a possível comercialização ilegal de espécies nativas dos biomas mato-grossenses, atividade proibida pela legislação ambiental vigente.
Durante a apuração, os investigadores identificaram diversas inconsistências fiscais envolvendo pessoas físicas e jurídicas atuantes na Feira do Porto. Entre as irregularidades estão divergências entre volumes de pescado comprados e vendidos, uso de terceiros para mascarar transações e tentativa de ocultação da movimentação financeira com indícios de sonegação fiscal.
“Durante a investigação, encontramos também outros crimes, como infrações contra a administração pública ambiental e contra a fazenda pública estadual”, destacou a delegada Liliane Murata, titular da Dema.
FONTE – RESUMO