A Polícia Civil de Mato Grosso iniciou na manhã desta segunda-feira (3.11) o Estágio de Operações Policiais em Ambiente Rural, ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-MT) para capacitação de servidores da Segurança Pública Federal e do estado de Mato Grosso do Sul.
Dez alunos da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e agentes da Polícia Penal Federal participam da capacitação.
A procura de unidades táticas de outros estados e de instituições federais pelo treinamento demonstra o destaque nacional que a Core-MT alcançou na doutrina especializada de operações em ambiente rural.
O Estágio de Operações Policiais em Ambiente Rural é uma capacitação continuada promovida pela Core, em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol), com o objetivo principal de aprimorar a atuação de operadores que já integram unidades de operações especiais, focando em ações específicas nesse cenário.
Entre os temas abordados na capacitação estão Noções de Orientação e Navegação, Rastreamento, Formação e Conduta de Patrulha; Tiro Tático aplicado a Patrulha Rural, entre outros.
Segundo o coordenador da Core-MT, delegado Frederico Murta, a formação busca o nivelamento e a padronização de técnicas, táticas e procedimentos operacionais que vêm sendo desenvolvidos e sedimentados pela coordenadoria operacional da Polícia Civil de Mato Grosso.
“O treinamento intensivo visa à coesão das equipes, à elevação da segurança durante o cumprimento de missões e ao fortalecimento de doutrinas específicas para este tipo de cenário operacional, que apresenta desafios únicos”, destacou.































