Prefeito Abilio Brunini anuncia renovação de contrato de marmitas para população em situação de rua em Cuiabá

0
38
Foto: Rennan Oliveira/Prefeitura de Cuiabá
ALMT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta sexta-feira (10) que será renovado o contrato para o fornecimento de alimentação à população em situação de rua na capital mato-grossense. A decisão, segundo ele, será viabilizada por meio de um aditivo ao contrato atual, que está prestes a vencer, garantindo a continuidade do serviço enquanto a prefeitura busca uma solução definitiva.

“Vamos fazer um aditivo no contrato para que continue até a gente ter as soluções aplicadas sobre a alimentação. Esse é o primeiro ponto que deve ser informado. Segundo, é dever do município fornecer alimentação”, afirmou o prefeito durante entrevista coletiva no Palácio Alencastro.

Brunini também reforçou que a intenção da gestão é substituir o modelo atual de distribuição de marmitas pela criação de um restaurante público destinado a atender pessoas em situação de vulnerabilidade. No entanto, ele apontou resistência à proposta, sobretudo de críticos que interpretam a iniciativa como uma tentativa de cortar o fornecimento de alimentos.

“Já falamos sobre isso inúmeras vezes. Toda vez que a gente aborda esse assunto, ele gera polêmica. Parece que as pessoas não querem que essa população vá até um restaurante para se alimentar, mas que as marmitas continuem sendo distribuídas na rua”, declarou o prefeito, negando qualquer intenção de interromper o fornecimento.

Brunini enfatizou ainda que o fornecimento de alimentação é uma política pública essencial não apenas para pessoas em situação de rua, mas para todos que enfrentam insegurança alimentar. “É justo fornecer alimentação. Tanto para eles quanto para qualquer outra pessoa que tenha uma condição de vulnerabilidade”, disse.

Vale lembrar que no início do ano, o prefeito chegou a sugerir o fim da distribuição de marmitas. No entanto, após repercussão negativa, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), se comprometendo a manter a oferta de refeições para a população em situação de rua em Cuiabá.

FONTE – RESUMO