Em uma ação estratégica para enfrentar os incêndios urbanos e rurais, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, firmou parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e lançou o projeto “Juntos por uma Cuiabá sem queimadas”. O lançamento oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (7), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, com a presença do prefeito Abilio Brunini e diversas autoridades municipais.
Durante o evento, Brunini anunciou mudanças no decreto que regulamenta a política de combate às queimadas, instituindo a proibição da prática durante todo o ano, tanto na área urbana quanto rural do município. A nova diretriz será acompanhada de ações preventivas, educativas, fiscalizatórias e de resposta rápida aos focos de incêndio.
As medidas previstas no projeto envolvem a criação de bases estratégicas em Cuiabá e distritos, uso de tecnologia para monitoramento ambiental, mobilização de escolas, empresas, ONGs e órgãos públicos, além de investimentos na capacitação de brigadistas. Um dos focos é fortalecer a conscientização da população sobre os danos causados pelo fogo e estimular o descarte correto de resíduos por meio de ecopontos.
“O impacto das queimadas sobre a saúde pública é altíssimo. As UPAs ficam lotadas de pessoas com problemas respiratórios. Precisamos endurecer as punições e cobrar com mais rigor quem infringe a lei ambiental”, afirmou o prefeito. Ele também destacou que, se necessário, o município contratará mais profissionais para reforçar o combate direto às chamas.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glédson Vieira Bezerra, reforçou a necessidade da participação da comunidade. “A população é peça-chave. Quase todos os incêndios começam pequenos e, com vigilância e denúncia, evitamos que eles ganhem grandes proporções”, disse.
O secretário adjunto de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, idealizador do projeto, enfatizou que a iniciativa vem sendo estruturada desde a transição de governo. “Essa frente é fruto da união de esforços para garantir melhor qualidade de vida aos cuiabanos”, destacou.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, do vereador tenente-coronel Dias, secretários municipais, representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do TCE-MT, da Limpurb, de sindicatos e lideranças comunitárias.
FONTE – RESUMO