A sessão especial contou com apresentações de bateria e passistas, além de demonstrações de samba, criando um ambiente alegre e festivo, como o próprio samba
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (2), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, sessão especial para homenagear personalidades do samba, por meio de moções de aplausos. A iniciativa foi do deputado Carlos Avallone (PSDB), que destacou o trabalho das principais escolas de samba de Cuiabá.
“Acredito que existam duas paixões nacionais: o futebol e o samba, que representam o Brasil de maneira exemplar, tanto no exterior quanto no próprio país, expressando a alegria, a esperança e a felicidade do povo brasileiro. Após a pandemia, tornou-se evidente a necessidade de valorizarmos esses aspectos”, afirmou ele.
De acordo com o parlamentar, “a saúde mental é impactada positivamente por ambientes e estilos de vida mais alegres e por uma melhor convivência social. O samba possui esse poder e, em Mato Grosso, particularmente em Cuiabá, temos uma história significativa com as escolas de samba”, destacou.
Avallone recordou ainda que, na universidade, há quatro décadas, participou dos desfiles das escolas de samba. “Lembro-me de escolas como Deixa Cair, Unidos do Araés, Tradição e muitas outras, que contribuíram enormemente para o samba e para as escolas de samba em Mato Grosso. Chegou o momento de reconhecer essa história, homenageando os protagonistas, muitos ainda em vida. Essa sessão especial na Assembleia visa registrar e celebrar essa trajetória”, falou o deputado.
“Promovemos uma festa memorável, aberta a todos os apreciadores do samba. Costumo dizer que o berço do samba em Cuiabá é o bairro Araés, onde resido. Homenagear o samba é, portanto, homenagear o Araés. Contamos com a presença de figuras como Dona Tereza, Alair, Pretinha, Nego e Gudo, entre outros, que dedicaram suas vidas ao samba em Mato Grosso”, declarou Avallone.
A sessão especial contou com apresentações de bateria e passistas, além de demonstrações de samba, criando um ambiente alegre e festivo, como o próprio samba.
“São pessoas que engrandecem o samba cuiabano, pessoas que, por meio da música, da resistência cultural e fortalecimento das tradições contribuem para a valorização da cultura popular de Cuiabá”, citou o deputado.
O presidente da Escola de Samba Unidos do Bairro Araés, Luiz Carlos Ferreira, foi um dos homenageados que recebeu moção de aplausos pelos trabalhos prestados ao samba mato-grossense.
“Essa homenagem é muito relevante para nós, amantes do samba, especialmente do samba da periferia. Ele se torna ainda mais significativo vindo de uma Casa Legislativa organizada e comprometida com suas ações. Para nós, sambistas, é extremamente importante”, lembrou Ferreira.
Para o sambista Marcelo Sá, o reconhecimento é a relevância em prol da música carnavalesca em Cuiabá. Ele citou a honraria recebida da Assembleia como um marco histórico para o samba.
“Este é um reconhecimento de grande valor, concedido em virtude da trajetória que construímos no universo do samba, especialmente neste dia tão significativo. É um reconhecimento ímpar, resultado da história que construímos, desde os nossos 12 anos na cidade, há mais de quarenta anos. Receber esta honraria simboliza a coroação de uma história que construímos ao longo do tempo. Além disso, a homenagem serve para fortalecer e demonstrar, às demais cidades do Mato Grosso, a vitalidade do samba em nossa região”, comentou ele.
A passista e rainha do Unidos do Araés, Bruna Santos, treina duas horas por dia e busca intercâmbio com escolas de samba do Rio de Janeiro para aperfeiçoar os exercícios.
“Sinto-me honrada e expressamente grata pelo convite. É com grande alegria que recebo esta primeira moção de aplausos. Agradeço imensamente tudo o que o samba me proporciona. Dedico cerca de duas horas diárias aos ensaios de samba, com frequência superior a três vezes por semana. Representar a Unidos do Araés tem um significado especial para mim, ainda mais considerando os treinos e a busca por aprimoramento no Rio de Janeiro”, complementou.
A vereadora Maria Avallone disse que a sessão foi um momento especial em reconhecimento para celebrar os sambistas da região. “É com grande satisfação que destaco a importância do samba como expressão da alegria, da tradição e da identidade do povo brasileiro, em especial de nossa comunidade. Sinto-me honrada e orgulhosa por esta homenagem promovida pela Assembleia Legislativa”, disse ela.
Confira os homenageados:
Adriano Márcio de Figueiredo Lopes
Alair Fernando das Neves
Amancio Conrado Faria
Ana Tereza de Arruda Silva
Anderson Rodrigues de Pinho
Antonio Marcos de Castro
Benedito Justino de Oliveira
Benedito Luiz Costa
Benedito Munir Gonçalves
Benilda Goncalves da Silva Castilho
Bruna de Souza Santos
Bruna Elianay de Campos
Camila Ferreira dos Santos
Celso César Silva
Celso Miguel Gonçalves
Ciene Conceição Guarim
Claudiney Ferreira dos Santos
Clemance de Almeida Saldanha
Cleyton Normando da Fonseca
Denilson Gonçalves
Dervande de Arruda Silva
Edinei Aparecido Pereira da Silva
Edineia Fátima Silva Costa
Edson Jonas da Costa
Eliete Alves dos Santos
Erielson dos Anjos da Costa Marques
Everaldo de Oliveira
Ewerton Aparecido Moreira Salgado
Francilene Figueiredo Costa
Gabriel Augusto de Moraes
Gercino Benedito da Silva
Irene Pálácio
Izzi Lima dos Santos
Jaciro dos Santos Silva
Jean Cleuber Figueiredo de Amorim
Jellian Paula da Silva Pires dos Anjos
Jonni Almeida da Cruz
Jose Benedito da Cruz
José Soares da Silva Neto
Laura Grace Figueiredo Pereira
Laureane Assunção Marques
Lineia Rodrigues do Nascimento
Lucivania Roque de Souza
Luiz Carlos Ferreira dos Santos
Marcelo Augusto Sa Costa Pinto
Marcos Antonio Costa
Maria Lenir Silva dos Santos
Mercenio Luciano Souza
Michelle Benedita Correa de Oliveira Gomes
Nayara Risia Cruz Santos
Oldecir Dário Guarim
Patricia Carla Pires
Raoni Ricci
Reginaldo Alves de Faria
Renata Cuiabá
Rito Fretes
Roniel Edson da Silva
Rosemeire Cristina da Silva
Selma da Glória Costa
Sonia Aparecida da Sila
Uilma Regina Gonçalves Castilho Krenzlin
Uir Hermagenes Gonçalves Castilho
Valdivino Alves dos Santos
Vilmar Castilho
Vinicius Marcelo de Lopes
Wagner Roberto Gomes Castilho
Washington Luiz Félix
Wildes Tadeu de Carvalho Junior
Caíque Loureiro
Rogério Sena da Silva
Mário César de Carvalho
João Pedro de Oliveira
Bernadete Maria Jesus da Cunha
Kimberly Kesse Costa
Paulo Roberto Carvalho
Alex Fernando Pinto Almeida
Pierre Jonathan Ribeiro Rodrigues
Thiago Benício Pinto
Thiago Silva dos Santos





























