Senadora Margareth Buzetti Critica Articulações de Eduardo Bolsonaro nos EUA: “No 8 de Janeiro a Única Arma Foi um Batom”

0
10
Foto: Agência Senado
ALMT

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) criticou duramente as ações do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, onde ele tem solicitado apoio de congressistas norte-americanos para impor sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e a própria Corte. Moraes é relator dos inquéritos que investigam os atos antidemocráticos ocorridos após as eleições de 2022.

Durante entrevista na última sexta-feira (18), Buzetti reprovou a postura do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o momento exige responsabilidade e criticando o apelo por medidas estrangeiras contra instituições brasileiras. “Muito ruim isso, acho totalmente desnecessário. Já tivemos o problema do 8 de Janeiro, não vamos continuar com isso. Naquele dia, a única ‘arma’ foi o batom. Agora, ele quer usar armas? Pelo amor de Deus”, afirmou.

A senadora fazia referência ao caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que durante a invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023, pichou com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, em frente ao STF. Débora foi condenada a 14 anos de prisão por crimes como golpe de Estado, associação criminosa armada e dano ao patrimônio público tombado.

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março, após pedir licença do mandato alegando perseguição política. A licença termina neste domingo (20). Durante sua estadia, ele também chegou a apoiar medidas protecionistas do ex-presidente Donald Trump, como a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, relacionando essas decisões à atuação do STF no Brasil e cobrando do Congresso uma anistia ao seu pai, Jair Bolsonaro.

FONTE – RESUMO