Senadora Margareth Buzetti destaca direito de defesa de Bolsonaro, mas alerta: “Ele está inelegível”

0
12
ALMT

A senadora Margareth Buzetti (PSD) afirmou nesta sexta-feira (18) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de nova operação da Polícia Federal, está tendo garantido seu direito à ampla defesa. Ao comentar os desdobramentos do caso, a parlamentar reforçou que a população precisa reconhecer a condição atual do ex-mandatário: a inelegibilidade.

“Bolsonaro teve, e está tendo, a chance de defesa em todas as fases do processo, dentro do devido processo legal. Essa é mais uma etapa”, afirmou a senadora.

A declaração ocorre no mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente. Bolsonaro foi conduzido à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária para colocação de tornozeleira eletrônica. Por decisão judicial, ele também está proibido de utilizar redes sociais, manter contato com outros investigados, diplomatas e embaixadores, e deve permanecer em casa entre 19h e 6h. Seu passaporte já havia sido apreendido em fevereiro de 2024.

Margareth também ponderou sobre o impacto dessas medidas no cenário político de 2026. Segundo ela, é preciso que o eleitorado da direita compreenda a atual limitação legal do ex-presidente. “Eu não sei se o apoio a ele tende a cair, mas as pessoas têm que entender que ele está inelegível. É isso. Eu parto desse princípio. Você tem que ter algo palpável, algo que possa ser realizado. Hoje o Bolsonaro não pode ser candidato”, ressaltou.

A senadora defende que novos nomes sejam apresentados pela direita para que o campo político mantenha competitividade eleitoral em meio às restrições enfrentadas por Bolsonaro.

FONTE – RESUMO