Na tarde de terça-feira (8), uma forte tempestade causou estragos em Cuiabá, com centenas de ocorrências relacionadas a inundações e quedas de árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT), as equipes atuaram intensamente entre as 16h do dia 8 e as 9h do dia 9 de abril, atendendo 24 ocorrências de árvores caídas em vias públicas e 16 casos de alagamentos em diferentes regiões da cidade.
Os bairros mais afetados pelas quedas de árvores foram Dom Aquino, com sete registros, seguido de Santa Helena e Quilombo, com duas ocorrências em cada. As inundações também causaram grande transtorno, com o bairro Boa Esperança concentrando o maior número de casos, somando cinco registros. Outras áreas como Pedregal, Dom Aquino e Jardim Imperial também enfrentaram sérios alagamentos. Apesar da gravidade da situação, não houve feridos ou vítimas fatais, e as ocorrências de desabamentos foram direcionadas à Defesa Civil.
A tempestade, que coincidiu com o 306º aniversário de fundação da cidade, trouxe mais de 100 milímetros de chuva em um curto período, provocando alagamentos e danos, como no Shopping Popular, onde empresários perderam mercadorias. O prefeito Abílio Brunini alertou a população sobre os riscos e reforçou os trabalhos de apoio da Defesa Civil. Ele orientou que os moradores evitem circular por áreas de risco e reiterou que as autoridades estão disponíveis para ajudar aqueles que se encontram em situações vulneráveis.
O Corpo de Bombeiros continua monitorando as áreas afetadas, enquanto a Defesa Civil orienta a população a acionar o número 193 em caso de emergência.
FONTE – RESUMO