Confira como foi o primeiro debate ao governo de Mato Grosso

0
215
ALMT TRANSPARENCIA

Os cinco candidatos ao Governo de Mato Grosso entraram no debate da TV Vila Real, que abriu os confrontos entre os candidatos na televisão, com estratégias bem definidas. Arthur Nogueira (Rede) e Moisés Franz (PSOL), que estão atrás na corrida eleitoral e são desconhecidos de grande parte do eleitorado, tiveram a oportunidade de apresentar seu cartão de visita e puderam criticar os adversários, com igualdade de tempo. Com um perfil de candidatura bem definido, Mauro Mendes (DEM), Pedro Taques (PSDB) e Wellington Fagundes (PR), mantiveram-se no script. Confira abaixo como foi a atuação de cada um deles:
 
Mauro Mendes, o "experiente": líder nas pesquisas de intenção de votos, o empresário Mauro Mendes entrou no debate com o claro intuito de reforçar na cabeça do eleitor sua recente gestão como prefeito de Cuiabá (2012-2016). Exaltando a própria administração e a de seu vice, Otaviano Pivetta (PDT), ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Mauro teve como eixo de sua atuação a tese de que tem experiência administrativa e que “sabe como fazer”.
 
Pedro Taques e a defesa do governo: segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, o governador Pedro Taques tem a missão de reverter a rejeição que acumulou ao longo dos últimos três anos e meio. Com a meta clara de defender a própria gestão, repetiu ao longo do debate uma profusão de números e dados precisos da administração de Mato Grosso e questionou, sempre que pode, seus adversários sobre dados positivos de seu governo, como a ampliação da rede de ensino e a Caravana da Transformação.
 
Wellington Fagundes, o "conciliador": o senador oposicionista trabalhou o perfil conciliador que tenta empregar e citou ao longo do debate que é um defensor do diálogo e que não tem problemas em manter, caso eleito, programas da atual gestão cujos resultados sejam positivos. O senador também repete com freqüência que construiu uma ampla coligação que consegue congregar partidos de direita e esquerda, na base do diálogo.

Moisés Franz, o "outsider": o candidato pelo Psol repetiu a estratégia usada com frequência pelos membros do partido em disputas majoritárias em Mato Grosso e lembrou que sua legenda não se coliga com outras agremiações porque não concorda com a maneira "tradicional" de fazer política. O servidor público também aproveitou para provocar os líderes nas pesquisas, como o empresário Mauro Mendes, momento em que o questionou sobre entrevista recente em que o ex-prefeito de Cuiabá defendeu prisão perpétua para criminosos. Fazendo referência a processos que Mauro Mendes responde na Justiça, o socialista questionou se o adversário também acredita que pessoas que corrompem juízes merecem prisão perpétua.  
 
Arthur Nogueira, o “policial”: o candidato de Rede Sustentabilidade lembrou que é policial rodoviário federal e fez colocações incisivas sobre criminalidade e combate à corrupção. Disse que tem propriedade para falar sobre segurança pública e defendeu investimento em inteligência para enfrentar o crime. Lembrou do escândalo envolvendo a Secretaria de Educação de Mato Grosso e questionou Welligton Fagundes sobre indicações partidárias. Também inquiriu Mauro Mendes sobre políticas para o sistema prisional. Além disso, fez questão de lembrar a Moisés Franz que o psolista não é o único que optou por não fazer coligações por não concordar com a maneira tradicional de se fazer política.

Confira abaixo como foi a cobertura completa de Olhar Direto do primeiro debate entre os candidatos ao Governo de Mato Grosso: 

A TV Vila Real, do Grupo Gazeta de Comunicação, realiza nesta quinta-feira (30) o primeiro debate entre candidatos ao Governo de Mato Grosso nas eleições deste ano. O confronto é mediado pelo jornalista Antônio Carlos Silva. Arthur Nogueira (Rede), Mauro Mendes (DEM), Moisés Franz (PSol), Pedro Taques (PSDB) e Wellington Fagundes (PR) terão 2 horas para discutir e apresentarem suas propostas. Os candidatos estão proibidos mostrar qualquer objeto e/ou documento que não seja o Programa de Governo ou papéis para anotação

 

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here