Fonte: Gov MT
Uma trilha guiada no Parque Estadual Mãe Bonifácia foi realizada pelo setor de Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) nesta segunda-feira (08.07), com estudantes da escola Municipal Aristotelino Alves Praieiro. A trilha guiada oferecida pela Sema é feita exclusivamente por agendamento prévio. As escolas ou grupos interessados podem se informar sobre o passeio pelos telefones 3613-7224 ou 3623-4965.
A proposta é que a atividade de educação ambiental seja oferecida às crianças e adolescentes de forma lúdica e didática, em uma trilha ao redor do Casarão do Parque. O percurso leva aproximadamente 40 minutos, com uma extensão total de 830 metros e quatro pontos de intercessão. A prioridade é para turmas de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio da rede pública, mas colégios particulares ou outras instituições de ensino também podem se inscrever.
A trilha, guiada por servidores da Sema, começa com ações que estimulam sentidos e emoções com objetivo de desenvolver a percepção ambiental usando audição, olfato e tato. Depois segue para a ponte onde os guias estimulam os jovens a olharem para o córrego e perceberem ali os efeitos da ação humana sobre a natureza. Também faz parte do passeio uma explicação sobre ciclagem de nutrientes, que mostra como funciona o processo nos ambientes naturais.
A caminhada é precedida por uma pequena palestra de aproximadamente 15 minutos com discussão de temas ambientais de relevância atual e sobre as questões que serão abordadas ao longo do trajeto. A caminhada se encerra no local onde se encontra a estátua Mãe Bonifácia. Ali os estudantes aprendem um pouco da história da personagem que deu o nome ao Parque.
Paloma Santos, professora de educação física da escola Aristotelino Alves Praieiro, destacou que o passeio enrique o conteúdo trabalhado na escola sobre educação ambiental. “Para as crianças é um momento de estudo e de lazer. Os guias foram muito atenciosos e as crianças interagiram muito bem com eles, tornando o momento muito proveitoso. Muitas crianças nunca tinham feito a trilha, outras não conheciam o parque e foi uma ótima oportunidade para conhecer o local que é muito importante para a história de Cuiabá”.
Um dos guias da Sema, Francisco Paroli, que realiza o percurso junto com o também servidor Jurandi Arruda, ressaltou a importância do contato da população com o parque. “A trilha era realizada há alguns anos e estamos retomando alguns serviços ao cidadão, não só a visita guiada das escolas mas também o centro de recepção à turistas no Casarão. Temos uma procura muito grande das escolas e estamos estruturando para atender esta demanda”.
O guia explica que a trilha desenvolve o contato com natureza por sentidos, silêncio e observação. “As crianças são curiosas, perguntam e querem saber tudo. É importante essa percepção da ação humana no ambiente, esse contato com o córrego, esgoto, lixo para mostrar para os jovens que mesmo no ambiente natural a ação do homem pode ser muito ruim para o ciclo da natureza. A parte histórica e cultura desenvolvida também é importante. Muita gente não sabe quem foi Mãe Bonifácia, uma figura importantíssima na nossa história”.
As primeiras visitas fazem parte de um projeto piloto de recebimento de estudantes e turistas por uma equipe de educação ambiental. A intenção é que seja expandido para outros parques urbanos da capital e alguns parques estaduais do interior.