Fonte: Olhar Direto
Reportagem veiculada nesta quarta-feira (08), no Jornal Hoje, da Rede Globo, mostrou o monitoramento feito pelo Governo de São Paulo para acompanhar a quarentena da população paulista. Um dos gráficos trouxe a situação, com base em dados de GPS, de cada estado brasileiro. Em Mato Grosso, até a última terça-feira (07), 49,5% da população se encontrava em isolamento.
As operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo vão fornecer os dados de mobilidade originados pelos celulares nas redes móveis ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que possui uma sala de acompanhamento do tema e poderá disponibilizar as informações a todas as esferas do poder público. Os dados fornecidos visam exclusivamente o combate a Covid-19.
Nessa solução, os dados estarão em nuvem pública (Data Lake) e organizados de forma agregada, estatísticos e anônima, de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.
As operadoras desenvolverão ainda aplicativos e casos de uso para auxiliar os órgãos públicos no mapeamento da evolução da epidemia do novo coronavírus.
A iniciativa poderá evoluir também para convidar outras empresas, universidades e start ups para participar, agregando mais dados anonimizados e estatísticos ao Data Lake, ou até para o desenvolvimento de outros aplicativos e casos de uso.