O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu, na última sexta-feira (26), um relatório completo sobre a situação deixada pelo gabinete de intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Emanuel Pinheiro disse que se pronunciará sobre a situação da saúde nos próximos dias, durante uma entrevista coletiva.
O relatório que recebemos revela uma situação preocupante e dramática, o que me deixou extremamente angustiado. “O problema é muito grave e bem diferente da maquiagem que foi feita para a população”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
A reunião apresentou o relatório completo ao secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que entregou todos os documentos ao prefeito.
“Visitei mais de dez unidades de saúde, algumas que nem sequer foram visitadas pelo governo estadual, e a situação é de tristeza, de descaso enorme”, disse Deiver.
De acordo com o secretário, as determinações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) são, na verdade, metas não atingidas pelo gabinete de intervenção estadual. Apesar do compromisso da SMS em cumprir o acordo, as surpresas negativas têm aumentado a cada dia.
“Não posso tecer qualquer tipo de elogios à intervenção, eles pegaram algo que estava difícil e pioraram muito a situação”, disse Deiver.
O prefeito está analisando se tomará uma decisão após ter conhecimento completo do relatório e, também, aguardar a conclusão do relatório elaborado pelos técnicos do Ministério da Saúde que visitaram Cuiabá após Emanuel Pinheiro ter solicitado um diagnóstico situacional à SMS.
“A situação é bastante difícil para nós, uma vez que as dívidas não foram quitadas e nós assumimos as dívidas de outubro, novembro e dezembro. É uma situação bastante difícil tanto no Hospital São Benedito quanto no Hospital Municipal de Cuiabá”, disse Juarez Samaniego, presidente da Empresa Cuiabana de Saúde Pública.