Polícia Civil deflagra nova fase da Operação Artemis contra abuso sexual infantojuvenil em Nova Mutum
Na manhã desta terça-feira (04), a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), realizou a terceira fase da Operação Artemis em Nova Mutum. A ação teve como objetivo o cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão contra um suspeito investigado por crimes de abuso sexual infantojuvenil.
As ordens foram expedidas pela Terceira Vara da Comarca de Nova Mutum após investigação da DRCI, com parecer favorável do Ministério Público. A operação foi motivada por relatórios do National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC) e do Programa Rapina, da Polícia Federal, que indicaram o compartilhamento de material contendo cenas de abuso infantil.
A DRCI utilizou ferramentas técnicas especializadas para identificar o suspeito responsável pelo armazenamento e distribuição do conteúdo ilegal. As ações de busca e apreensão foram realizadas com o apoio da Delegacia Regional de Nova Mutum, da equipe operacional da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), por meio da Gerência de Computação Forense.
O nome “Operação Artemis” faz referência à deusa grega protetora das crianças, simbolizando o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos jovens e o combate aos crimes de abuso sexual infantojuvenil.