Após suspensão das visitas, mulheres protestam em frente à PCE; Secretária de Justiça nega

0
17
Foto: Reprodução
ALMT

Familiares protestam em frente à Penitenciária Central do Estado após suspensão de visitas

Na manhã deste sábado (11), familiares de reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) realizaram um protesto em frente à unidade penal. O ato foi motivado pela suspensão das visitas, conforme relatou a advogada Islainy Arruda de Almeida, que representa as famílias e divulgou uma nota de repúdio sobre o ocorrido. Apesar disso, a Secretaria de Justiça nega que a visitação tenha sido suspensa.

Segundo a Secretaria, “os reeducandos têm se recusado a receber seus familiares em razão da reorganização do espaço destinado aos visitantes na unidade penal“. No entanto, a versão foi contestada pela advogada, que afirmou que a suspensão aconteceu sem aviso prévio, surpreendendo familiares que já haviam se organizado para estar na PCE no sábado.

Essa decisão administrativa, além de violar os direitos básicos das famílias, desconsidera as dificuldades enfrentadas por essas pessoas, que muitas vezes percorrem longas distâncias, incluindo idosos, crianças e pessoas em condições de vulnerabilidade”, declarou Islainy na nota de repúdio.

Em vídeos registrados no local, mulheres aparecem protestando e gritando frases como “preso tem família“. A indignação das manifestantes se deu, principalmente, pela falta de comunicação prévia e pelos transtornos causados.

É inaceitável que uma mudança dessa magnitude seja implementada sem a devida comunicação prévia, desrespeitando a dignidade e o esforço das famílias que, ao retornarem para suas casas, ainda terão que se reorganizar financeiramente para custear novamente transporte e alimentos, já que muitas vieram de outras cidades ou estados“, ressaltou a advogada.

Assista ao vídeo:

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto