Em comemoração aos seus 31 anos de funcionamento, o MT Hemocentro arrecadou 111 bolsas de sangue em apenas dois dias. A ação ocorreu na sexta-feira (14) e no sábado (15), quando a unidade abriu excepcionalmente para atender doadores que não puderam comparecer durante a semana.
O coordenador da Hemorrede em Mato Grosso, Fernando Modolo, destacou a importância do gesto solidário e agradeceu a participação da população.
“A doação de sangue é um ato nobre, que proporciona vida e esperança para quem precisa. Agradecemos imensamente a todos que compareceram nesses dois dias para ajudar o próximo”, afirmou.
Como doar sangue
Para se tornar um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos, estar em boas condições de saúde e manter uma alimentação equilibrada. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto. A doação não deve ser feita em jejum; recomenda-se uma refeição leve antes do procedimento.
De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de três meses entre cada doação. Já as mulheres podem doar até três vezes, com um intervalo de quatro meses. Cada coleta pode retirar até 450 ml de sangue, que é destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
Serviço
O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. O agendamento da doação pode ser feito pelo site da unidade, pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, apenas mensagens) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece atestado de comparecimento aos doadores. Caso alguém não consiga doar no dia, é possível obter um comprovante de presença para justificar a ausência no trabalho.
FONTE – RESUMO