
O Cine Teatro Cuiabá recebe nesta sexta-feira (21), às 19h30, a estreia do documentário “60 Anos Depois”, que aborda as marcas da ditadura militar em Mato Grosso. Com 21 minutos de duração, a obra revela histórias de resistência e dor por meio de relatos de pessoas que viveram o período de 1964 a 1985 no estado.
A narrativa é conduzida pelo professor mato-grossense Waldir Bertúlio, que foi testemunha de eventos significativos da época, e tem como base o trabalho de pesquisa coordenado pelo historiador João Carlos Vicente Ferreira. Segundo o historiador, a pesquisa revelou muitas histórias inéditas, embora algumas tenham ficado de fora, com a promessa de que este é apenas o primeiro passo para recuperar a memória histórica do estado.
A estreia do documentário será com entrada solidária, mediante doação de dois litros de leite, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Além do documentário, o Cine Teatro Cuiabá também receberá outros eventos culturais neste fim de semana. No sábado (22), o espetáculo de dança contemporânea “Ninho” será apresentado às 20h. A performance, que mescla influências indígenas e africanas, explora a jornada do corpo feminino. A bailarina e coreógrafa Liu Moreira, de Tocantins, é a intérprete da peça, que em sua 3ª turnê nacional convida o público a (re)habitar o corpo feminino e a refletir sobre memórias e lutas ancestrais.
A entrada para o espetáculo “Ninho” é gratuita, e os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo site.
Programação:
- Estreia do Documentário “60 Anos Depois” – Sexta-feira (21), às 19h30, com entrada solidária (doação de 2 litros de leite).
- Espetáculo “Ninho” – Sábado (22), às 20h, entrada gratuita (retirar ingressos antecipadamente pelo site).