
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) está reforçando o convite para que os municípios de Mato Grosso que ainda não aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) completem seu cadastro no e-Gestor do Ministério da Saúde. O prazo final para adesão é 21 de março de 2025. O PSE integra políticas de saúde e educação, oferecendo educação integral e promovendo a saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas redes pública e privada de ensino.
Até o momento, 105 dos 142 municípios do estado já se inscreveram para o ciclo 2025/2026, e 29 estão em processo de finalização no sistema. Entre os benefícios da adesão estão ações de prevenção e redução de vulnerabilidades à saúde dos estudantes, além da contribuição para sua formação integral e o fortalecimento das políticas de educação e saúde. O programa também promove a conscientização sobre a importância de um estilo de vida saudável.
O secretário de Educação, Alan Porto, explicou que o PSE é um processo intersetorial que visa melhorar a qualidade de vida dos alunos, reduzir a evasão escolar e a falta de frequência devido a questões sociais, tanto individuais quanto coletivas. “A adesão ao PSE tem impacto direto na formação integral dos estudantes, com reflexos no aumento do rendimento escolar, recuperação da autoestima e redução do absenteísmo e da repetência”, afirmou.
Entre as ações promovidas pelo PSE estão iniciativas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, prevenção de IST/AIDS, prevenção ao uso de drogas, promoção da cultura de paz, cidadania, direitos humanos e incentivo à saúde bucal desde a educação infantil.
O programa também prioriza escolas em áreas específicas, como quilombolas, indígenas, assentamentos, escolas rurais, com educandos em cumprimento de medidas socioeducativas, escolas com mais de 50% de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, e creches públicas ou conveniadas.
Em Mato Grosso, o Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTIE/PSE/MT) e o Núcleo Gestor Central, juntamente com os Escritórios Regionais de Saúde e as Diretorias Regionais de Educação, estão colaborando para garantir a adesão dos municípios que ainda não se cadastraram.
FONTE – RESUMO