Polícia Civil de MT deflagra 23 operações contra facções criminosas em uma semana

0
13
Foto: Reprodução
ALMT

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou 23 operações policiais contra facções criminosas em uma semana, como parte do balanço do Programa Tolerância Zero, apresentado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (24). O número foi destacado como um dos resultados positivos alcançados pelo programa, que visa combater o crime organizado no estado.

Desde o lançamento do Programa Tolerância Zero em dezembro de 2024, a Polícia Civil encaminhou cerca de 1,7 mil representações à Justiça, envolvendo mandados de prisão, buscas, bloqueios bancários e outras medidas cautelares, com base nas investigações das delegacias em todo o estado. Nesse período, a Polícia Civil realizou 137 operações, que visaram desarticular, desestruturar e descapitalizar organizações criminosas em Mato Grosso.

Integração e celeridade

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, ressaltou a importância da parceria com o Poder Judiciário, que tem sido crucial para a celeridade das operações. Ela destacou que essa colaboração tem tido um efeito significativo, principalmente no esclarecimento de crimes contra a vida.

Maidel também mencionou algumas das operações destacadas. A Operação Phantom, por exemplo, foi coordenada por meio do novo canal de denúncia, o Disque Extorsão 181, e contou com a colaboração das polícias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A operação visou um criminoso que causou um grande prejuízo financeiro à vítima por meio de extorsão.

Outra operação importante foi a Fogo Cruzado, que resultou na prisão dos responsáveis pelo incêndio de um comércio em Paranatinga. Após identificar os executores, a investigação se concentrou no mandante do crime, que foi capturado dias depois, graças ao esforço conjunto das equipes policiais.

Programa Tolerância Zero

O Programa Tolerância Zero foi lançado pelo Governo do Estado no final de 2024 e reúne diversas ações para combater o crime organizado em Mato Grosso. Dentre as iniciativas, estão operações integradas entre as forças de segurança e a reestruturação das ações de combate à criminalidade, com foco na desarticulação de facções criminosas.

FONTE – RESUMO