História de pioneira do agro que preservou 450 hectares será contada em livro

0
19
foto: reprodução
CAMARA VG

A história de Anadir Regina Graça Paiva, conhecida como Dudy Paiva, será eternizada no livro “Elas e o Agro”, que será lançado nesta quinta-feira (27) em Mato Grosso. Dudy, que faleceu no dia 21 de junho do ano passado, aos 66 anos, foi uma pioneira do setor agropecuário e se destacou por sua dedicação à preservação ambiental.

Nascida em Ubatuba, São Paulo, onde praticava surfe e rafting, Dudy se casou com o agricultor Luis Fernando Ribeiro Paiva. Em 1978, o casal e o filho se mudaram para Sorriso, no interior de Mato Grosso, onde começaram suas atividades agropecuárias. Inicialmente, a família atuava como pecuarista, cuidando da pastagem para o gado e vendendo o leite produzido na fazenda. Com o tempo, passaram a diversificar a produção, introduzindo o cultivo de arroz, soja e milho safrinha.

Dudy e seu marido sempre tiveram um olhar atento à preservação da biodiversidade. Na fazenda Santana, eles conseguiram preservar cerca de 450 hectares de Área de Preservação Permanente (APP), mostrando que é possível conciliar a produção agrícola com a proteção ambiental.

A trajetória de Dudy Paiva será lembrada no livro “Elas e o Agro”, que reconhece as contribuições das mulheres no setor agropecuário. Sua história inspira a luta pela preservação da natureza e pela valorização do trabalho rural, especialmente no contexto de Mato Grosso, um dos maiores produtores agrícolas do Brasil.

FONTE – RESUMO