A tensão política em Várzea Grande chegou ao fim com um acordo firmado entre a prefeita Flávia Moretti (PL) e o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), selado na noite de quinta-feira (27) com a mediação do presidente estadual do PL, Ananias Filho. O entendimento trará mudanças na administração municipal, permitindo que ambos os políticos encontrem um meio termo para garantir a governabilidade da cidade.
A prefeita Flávia terá a gestão plena da cidade, com liberdade para implementar sua marca pessoal à frente da prefeitura. No entanto, o vice-prefeito Tião da Zaeli indicará o novo presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), substituindo o coronel Sandro Azambuja. Além disso, Flávia manterá os indicados por Tião no governo, desde que esses apresentem bom desempenho, garantindo assim um espaço de colaboração entre ambos.
A relação entre Flávia e Tião havia se desgastado nas últimas semanas, com críticas públicas do vice-prefeito à prefeita, especialmente sobre o não cumprimento de acordos políticos. Esse desentendimento gerou especulações e mobilizou membros do PL a intervir para evitar maiores rupturas. Agora, com o acordo fechado, a expectativa é que a convivência entre o Executivo municipal e os vereadores do PL seja mais harmônica, e que o diálogo com parlamentares de outras siglas seja restabelecido para consolidar uma base de governo sólida.
Nos próximos dias, deverá ser anunciado o nome do novo presidente do DAE, e com isso, a prefeita deve também avançar nas tratativas relacionadas ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o setor de água e esgoto. Com as tensões políticas amenizadas, o município de Várzea Grande espera uma gestão mais estável e focada em resultados.