Invicto, o Cuiabá busca seu quinto título consecutivo; por sua vez, o Primavera, sendo o mais jovem, tenta uma virada histórica neste sábado.

0
17
Foto: AssCom Dourado
CAMARA VG

O Cuiabá entrará em campo neste sábado (29) com a intenção de conquistar o quinto troféu consecutivo do Campeonato Mato-grossense, um feito que, se realizado, será inédito na história da competição. Mantendo-se invicto nesta edição, o Dourado busca seu 14º troféu e ocupa a segunda posição entre os clubes com mais títulos, ficando atrás do Mixto, seu principal adversário, que possui 24. Para que isso aconteça, o Cuiabá precisará superar o Primavera, que é a sensação surpresa do torneio.

O Dourado está a um empate de garantir o pentacampeonato consecutivo. Isso se deve à virada que conseguiu no primeiro jogo, vencendo por 2 a 1 no Cerradão, o que significa que um empate lhe garante a conquista do troféu. Para levar a melhor no tempo regulamentar, o Gigante Roxo precisa vencer por uma diferença de dois gols; se marcar apenas um, a decisão será levada para uma finalíssima.

O Cuiabá tem se mostrado uma força dominante. Sendo considerado favorito, chegou à final desta edição sem sofrer nenhuma derrota. Na fase de grupos, participou de oito jogos, conquistando quatro vitórias e quatro empates, acabando na segunda posição da tabela. No mata-mata, derrotou o Operário por 3 a 0 e avançou à final, já começando com uma vantagem na partida de ida.

Defendendo uma longa sequência sem derrotas no Campeonato Mato-grossense, o Dourado alcança sua 13ª final nas últimas quinze edições. Quando se fala em estaduais, são 47 jogos sem perder, com um recorde de 37 vitórias e 10 empates.

Além disso, o time auriverde está em busca do título Mato-grossense pela sétima vez no estádio que foi palco da Copa do Mundo de 2014. O Cuiabá já se consagrou campeão seis vezes na Arena Pantanal, nos anos de 2015, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023.

Agora, a equipe compete por seu 14º título, seguindo atrás apenas do Mixto na lista dos clubes mais vitoriosos do estadual. Com apenas três anos de existência, o Gigante Roxo se destacou como uma grata surpresa.

Na fase de grupos, obteve três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, terminando em quarto lugar com 13 pontos, atrás dos tradicionais Mixto, Operário e Cuiabá, superando o Luverdense e o União.

No mata-mata, voltou a surpreender: derrotou o Nova Mutum nas quartas de final por 5 a 2 e, nas semifinais, superou o Mixto nos pênaltis, após um empate por 3 a 3 no total.

Na sua estreia em uma final da elite do Mato-grossense, o Primavera não se deixou intimidar pelo Cuiabá e começou bem no Cerradão, mas não conseguiu manter a vantagem. Na visão de Guto Ferreira, o treinador do Cuiabá, ainda não há nada definido e o Primavera pode causar mais uma surpresa. Mesmo que não vença o campeonato, o novato já alcançou conquistas importantes: uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil.

Nos registros de encontros anteriores, ocorreram duas igualdades por 1 a 1, ambas durante o Estadual de 2024. Agora, eles se encontram novamente neste sábado, às 15h30, na Arena Pantanal, para o jogo de retorno da final do Campeonato Mato-Grossense.

 

Da Redação com informações do Olhar Direto