Polícia Civil Desmantela Facção Criminosa em Operação Contra Execuções Planejadas em MT

0
7
FOTO: REPRODUÇÃO
CAMARA VG

Na manhã desta segunda-feira (31), a Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), deflagrou a Operação Tabuleiro Quebrado, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida no planejamento da execução de rivais para ampliar seu domínio em Mato Grosso. Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá, especializada em Combate ao Crime Organizado.

A operação visou membros da facção criminosa, incluindo tanto detentos da Cadeia Pública de Várzea Grande quanto indivíduos em liberdade, localizados em cidades de Mato Grosso e até mesmo em Santa Catarina. As investigações da GCCO revelaram que a facção estruturava suas atividades com cargos definidos e tinha como principal objetivo confrontar um grupo rival, realizando homicídios, tráfico de drogas e outras ações criminosas.

Investigação e Planejamento Criminoso

A investigação revelou um complexo esquema de comunicação entre os membros da facção, onde foram identificadas conversas e mensagens em redes sociais, que detalhavam o planejamento para expandir a atuação do grupo criminoso no estado. Entre os tópicos discutidos, estava a montagem de um “tabuleiro”, uma referência ao processo de seleção dos integrantes responsáveis por executar membros da facção rival.

Um dos alvos da operação, conhecido como “Chapeleiro Primeirão”, estava preso no presídio de Capão Grande e coordenava a contratação de criminosos para realizar as execuções. Ele oferecia uma recompensa de R$ 10 mil, além de carros e armas de fogo, para quem aceitasse participar do crime. Esse indivíduo, que se dizia padrinho de 48 membros da facção, também discutia estratégias sobre tomadas de territórios e a eliminação de informantes.

Outro alvo da operação, um ex-integrante da facção rival, que residia na Bolívia, foi aliciado para colaborar na execução de seus antigos comparsas, o que demonstra a força e os métodos coercitivos utilizados pelo grupo para manter o controle sobre seus membros e expandir sua atuação.

Ação Estratégica de Combate ao Crime Organizado

A operação recebeu o nome de “Tabuleiro Quebrado”, uma alusão à desarticulação do esquema estratégico da facção para escolher e utilizar seus “disciplinas” nas execuções planejadas contra membros de grupos adversários. Esta ação faz parte de um esforço contínuo da Polícia Civil de Mato Grosso, que integra o plano de combate à atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero do Governo do Estado.

A operação tem como objetivo enfraquecer as facções criminosas que tentam expandir sua influência e garantir a segurança da população mato-grossense.

FONTE – RESUMO