
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Operação Refac, prendeu 65 pessoas em flagrante entre os dias 28 e 30 de março deste ano. As prisões ocorreram como parte de um reforço nas ações de policiamento tático e ostensivo, que contou com a colaboração da Rede de Enfrentamento Tático Contra as Facções Criminosas (REFAC). A operação envolveu unidades especializadas como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Forças Táticas e a Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).
De acordo com o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, a Rede de Enfrentamento Tático visa fortalecer a atuação no combate às facções criminosas, em linha com o programa “Tolerância Zero” do Governo de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Durante os três dias de operações, foram registrados 185 boletins de ocorrência e 65 pessoas com mandados de prisão em aberto também foram capturadas.
Além disso, os policiais apreenderam 27 quilos de entorpecentes, retiraram cinco armas de fogo de circulação e recuperaram dois veículos. A operação resultou também em 65 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), registrando as diversas infrações cometidas.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou o sucesso da operação, ressaltando o impacto positivo das ações de combate às facções criminosas. Ele também enfatizou os investimentos feitos pelo Governo de Mato Grosso, que proporcionaram novos recursos, como viaturas, armamentos e equipamentos de última geração, tornando a PMMT ainda mais eficaz no enfrentamento à criminalidade.
“Essas ações só são possíveis graças aos investimentos do governador Mauro Mendes e à capacitação dos militares, o que nos permite garantir segurança nos 142 municípios de Mato Grosso”, afirmou o coronel Fernando.
FONTE – RESUMO