Jayme Campos propõe votação interna sobre apoio do União Brasil ao governo Lula

0
16
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
ALMT

Em meio a tensões internas no União Brasil, o senador Jayme Campos defendeu que a permanência do partido na base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser decidida por meio de votação entre os integrantes da cúpula nacional da sigla.

“Isso é uma discussão muito ampla, sobretudo tem que ser discutido internamente. Se for o caso, vai ao voto. Quem tiver a maioria, fica ou não fica, será a decisão partidária”, declarou o senador, ao comentar o impasse.

O posicionamento de Jayme surge no momento em que o União Brasil enfrenta um racha interno. Uma ala, mais alinhada à direita, defende o rompimento com o governo federal e a construção de uma candidatura própria à Presidência da República nas eleições de 2026. Por outro lado, outra parcela do partido defende a manutenção da aliança com o Planalto.

Apesar das divergências, Jayme adotou um tom conciliador ao afirmar que a decisão deve ser coletiva. “Sempre respeito o ponto de vista dos companheiros, as opiniões. Acho que toda a cúpula, ou seja, toda a direção nacional do partido, deve se reunir e tomar o melhor encaminhamento”, completou.

Mesmo em meio às disputas, o União Brasil segue ocupando espaço no governo federal. A legenda manteve o controle do Ministério das Comunicações, agora sob comando do deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), que substituiu Juscelino Filho após o ex-ministro ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

FONTE – RESUMO