Abílio propõe novo modal de transporte para Cuiabá

0
26
Foto: Secom-MT
[pro_ad_display_adzone id="52768"]

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), pretende retomar o diálogo com o governador Mauro Mendes (União Brasil) para defender a substituição do projeto do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) pelo Autonomous Rail Transit (ART). A proposta ganha novo fôlego após o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), anunciar a implantação de um sistema semelhante em Curitiba.

Na capital paranaense, o modelo, chamado de Bonde Urbano Digital (BUD), será pioneiro na América do Sul. O veículo é movido 100% à energia elétrica e tem como diferencial a sustentabilidade, característica usada como argumento por Abilio para reforçar sua defesa do ART em Mato Grosso.

O encontro entre prefeito e governador ainda não tem data prevista, já que Mendes segue em recuperação de um acidente ocorrido durante vistoria às obras do Parque Novo Mato Grosso.

Apesar da iniciativa do prefeito, o governo estadual avança com o planejamento do BRT. Na semana passada, foi lançado o edital para a construção de 41 estações, com valor estimado em R$ 68,8 milhões.

Essa não é a primeira vez que Abilio tenta convencer Mendes a trocar o modal. Em janeiro de 2024, quando ainda exercia mandato de deputado federal, ele já havia apresentado ao governo estadual o projeto alternativo baseado no ART.

Veja abaixo o vídeo da instalação em Curitiba do modal que Abilio quer para Cuiabá:

Da Redação