O América-MG confirmou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Luverdense, por 2 a 1, nesta tarde, na Arena Independência, pela 29.ª rodada. O time mineiro chegou aos 54 pontos, dois na frente do Paraná que tinha dormido em segundo lugar porque sexta-feira fez 2 a 1 em cima do Criciúma.
O líder continua sendo o Internacional, com 57 pontos. Ameaçado pelo rebaixamento, o time do Mato Grosso continua com 34 pontos, em 17.º lugar retornando para o Z-4 (zona de rebaixamento).
CONFIANÇA DA TORCIDA
Esta vitória também reabilitou o América diante de sua torcida, porque da última vez em casa perdeu para o Oeste, por 2 a 1, de virada, pela 27.ª rodada. Na última rodada, porém, tinha vencido fora o Santa Cruz, por 1 a 0.
O Luverdense continua com altos e baixos, tanto que vinha de boa atuação na vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense. Este jogo foi transmitido ao vivo pela Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG)
COELHO NA FRENTE
Dono da casa, o América tomou as iniciativas ofensivas e abriu o placar logo aos sete minutos. Após escanteio, Luan apareceu no primeiro pau e desviou de cabeça para as redes. O Luverdense manteve um futebol muito tímido e lento, sem condições de chegar no ataque de forma aguda. Só perdeu uma chance com Rafael Ratão, que ao invés de chutar tentou cruzar e desperdiçou.
Quem não faz, naturalmente, toma. Pior ainda se a defesa falhar tanto. O volante Moacir perdeu a bola na frente da área, Ernandes recuperou e mesmo desequilibrado chutou de bico. Contou ainda com o desvio no zagueiro Neguete: 2 a 0, aos 28 minutos.
O time do Mato Grosso, porém, diminuiu logo aos 31 minutos. Sérgio Mota cobrou falta do lado esquerdo em direção à grande área. No meio de tantos jogadores, o zagueiro William apareceu para testar firme de cima para baixo.
RITMO MENOR
No segundo tempo, o ritmo diminuiu. Mas o Luverdense adiantou sua marcação para buscar o empate. Aos 10 minutos, o técnico Júnior Rocha tirou o volante Guly para a entrada do meia marcos Aurélio. Aos 11 minutos, o visitante ameaçou num chute de Alfredo. Ele foi lançado por Sérgio Mota e bateu cruzado, mas para fora.
O América-MG perdeu ritmo, não chegava com perigo no ataque e passou a correr riscos nos últimos minutos. O técnico Enderson Moreira, que completou 450 dias no comando do time americano, insistiu em deixar o atacante Bill em campo, apesar de sua péssima atuação.
A única chance real do mandante aconteceu aos 31 minutos, quando Bill ajeitou de cabeça para Norberto chutar. Ele bateu forte, mas o goleiro Diogo Silva mandou para escanteio. Bill saiu somente aos 35 minutos, dando vaga para o meia Renan Oliveira, certamente, para reforçar a marcação.
JOGOS NA TERÇA-FEIRA
Na próxima terça-feira à noite vai acontecer a 30.ª rodada completa. O América-MG vai sair diante do Brasil, em Pelotas (RS), a partir das 20h30. O Luverdense vai receber o Paysandu, às 21 horas, em Lucas do Rio Verde (MT).