O candidato a vereador que chamou os adversários de “macacos” foi denunciado por injúria eleitoral e racial

0
65
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Candidato a Vereador em Alto Taquari é Denunciado por Injúria Racial e Eleitoral

O Ministério Público Eleitoral (MPE) da 8ª Zona de Mato Grosso apresentou uma denúncia contra Michel Lucas Rocha Souza, ex-secretário municipal de Saúde e candidato a vereador em Alto Taquari, pelos crimes de injúria eleitoral e injúria racial. O candidato é acusado de ofender a dignidade de Sebastião Higino da Costa, uma pessoa idosa, além de Marco Aurélio Julien e outras pessoas, utilizando expressões de cunho racista e discriminatório durante eventos políticos.

Segundo a denúncia do promotor eleitoral Frederico César Batista Ribeiro, no dia 19 de setembro de 2024, Michel Lucas teria publicado em seu status do WhatsApp a mensagem: “estão desesperados kkkkk. Dr velório tá bravo”, uma referência pejorativa a Sebastião da Costa, médico com mais de 40 anos de carreira e atuação no Hospital Municipal de Alto Taquari. No dia seguinte, durante um comício, o candidato voltou a atacar o idoso, chamando-o de “velho gagá”.

Além das ofensas dirigidas a Sebastião, Michel Lucas também teria utilizado insultos raciais. Durante o comício, o candidato referiu-se a Marco Aurélio Julien e outros apoiadores da oposição como “macacos”, caracterizando injúria racial.

As vítimas foram ouvidas pelo MPE no dia 24 de setembro e expressaram o desejo de formalizar uma denúncia contra o candidato por sua conduta ofensiva. O caso agora está sendo investigado pelo órgão eleitoral, que poderá avançar com medidas legais contra o denunciado.

O caso tem gerado repercussão no município, visto que as ofensas não só atingiram diretamente a dignidade das vítimas, como também levantaram questões sobre o uso de discursos racistas e discriminatórios em campanhas eleitorais.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto