O governador declara que o Mato Grosso está desenvolvendo iniciativas voltadas para crianças ucranianas afetadas pela guerra

0
59
Foto: Assessoria
ALMT

Governador Mauro Mendes discute parcerias com embaixador da Ucrânia para apoiar crianças afetadas pela guerra

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou nesta segunda-feira (20) dois projetos voltados para ajudar crianças ucranianas que perderam familiares na guerra com a Rússia. A declaração foi feita durante uma reunião com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, realizada pela manhã.

Projetos de apoio

Um dos projetos prevê trazer essas crianças para uma temporada de até 15 dias em Mato Grosso, oferecendo uma experiência cultural e de acolhimento no estado. O segundo projeto busca auxiliar na implementação do jiu-jitsu e do parajiu-jitsu nas atividades esportivas da Ucrânia. A primeira-dama do estado, Virginia Mendes, atua como embaixadora desses esportes e tem liderado iniciativas para fomentar a prática.

A primeira-dama está empenhada nessas parcerias, junto com a Assistência Social e nossa assessoria internacional, e vou trabalhar pessoalmente nisso também. Sabemos que há famílias de descendentes ucranianos aqui em Mato Grosso, que também podem nos auxiliar”, declarou o governador.

Reconhecimento e convite

Durante o encontro, o embaixador Melnyk agradeceu o apoio do governo de Mato Grosso e destacou a semelhança entre o estado e a Ucrânia na produção de alimentos. Ele também convidou Mauro Mendes para visitar a Ucrânia, reforçando a possibilidade de estabelecer laços comerciais e culturais mais estreitos.

Somos muito parecidos. Essa iniciativa mostra como o povo brasileiro é receptivo. A Ucrânia também produz muitos alimentos, assim como Mato Grosso. Somos um dos grandes produtores da Europa e temos um solo muito fértil. Nossa perspectiva é estabelecer parcerias com o estado, que impressiona por sua dimensão e potencial”, afirmou o embaixador.

Solidariedade e aproximação comercial

Mauro Mendes ressaltou a solidariedade do estado à situação vivida pela Ucrânia e destacou o interesse de Mato Grosso em estreitar as relações comerciais, inclusive promovendo encontros entre o embaixador e representantes da classe produtiva.

Espero que nesses dias aqui em Mato Grosso, o senhor possa conhecer mais a fundo o nosso estado e seus grandes potenciais. Pode contar com o Governo para essa aproximação e diálogo”, finalizou o governador.

A reunião reforça o papel de Mato Grosso na promoção de ações humanitárias e na busca por parcerias internacionais, especialmente em tempos de crise global.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto