O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) e a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Estado (SFA-MT) emitiram um alerta à população sobre os riscos do uso inadequado da cetamina, substância anestésica regulamentada pela Anvisa e amplamente empregada em procedimentos médicos e veterinários. Apesar de sua aplicação legal, a substância tem sido utilizada de forma recreativa, o que tem gerado preocupação entre as autoridades.
Popularmente chamada de “sedativo de cavalo”, a cetamina é conhecida por seus efeitos alucinógenos, que têm levado ao aumento de seu uso fora do ambiente médico. Segundo os órgãos, esse uso irregular representa não apenas um risco à saúde, mas também é considerado crime conforme a Lei nº 11.343/2006, podendo acarretar penas de cinco a quinze anos de prisão por tráfico de drogas.
De acordo com o auditor fiscal Joaquim Crisóstomo do Prado, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), embora Mato Grosso não tenha fabricantes locais da substância, o controle da venda em estabelecimentos agropecuários é feito pelo Indea-MT, por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (SISBI-PEC). O CRMV-MT colabora com esse processo por meio de fiscalizações e denúncias de irregularidades.
Leny Rosa Filho, vice-presidente do CRMV-MT e superintendente da SFA-MT, reforça que as ações de orientação e fiscalização são contínuas e realizadas em parceria com o Indea-MT. Ele orienta que dúvidas sobre a regularidade de medicamentos veterinários podem ser sanadas por telefone, no número (65) 3688-6712, ou pelo e-mail sisa.sfa-mt@agro.gov.br.
A população é aconselhada a adquirir produtos veterinários somente em estabelecimentos legalizados e denunciar qualquer uso ou comércio suspeito aos órgãos responsáveis.
FONTE – RESUMO