Despedida comovente marca velório de estudante de Medicina que morreu após cirurgias plásticas em Cuiabá
Amigos, familiares, colegas de curso e professores prestaram as últimas homenagens à estudante de Medicina Ana Carolina Aguiar Lima, de 20 anos, na tarde desta quarta-feira (16), na Capela Jardins, no Bairro Bandeirantes, em Cuiabá. A jovem faleceu após sofrer complicações decorrentes de cirurgias plásticas.
O velório foi marcado por grande comoção. Coroas de flores enviadas por pessoas próximas à estudante tomavam conta do entorno da capela. Por volta das 15h, os presentes seguiram em cortejo até o Cemitério Bom Jesus, onde Ana Carolina foi sepultada às 16h.
Durante a despedida, colegas do curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) relembraram a personalidade alegre e generosa da jovem. “A Ana era muito alegre, tinha um sorriso muito lindo, estava sempre feliz com a conquista de todo mundo. Era o sonho dela fazer a cirurgia, era o sonho dela ser médica. Estávamos muito felizes com nossos planos, escolhendo especialidade, residência. Foi um choque muito grande”, relataram Giovana e Mariana, amigas da estudante.
Elas também destacaram a força demonstrada por Ana durante os dez dias em que esteve internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Ela foi muito forte. Resistiu a cada batalha bravamente. A família, os amigos, gente do Brasil todo, até dos Estados Unidos, estavam em oração por ela. A Ana era muito amada”, completaram.
Na noite de terça-feira (15), véspera do sepultamento, a família promoveu uma homenagem simbólica em frente ao Hospital Santa Rosa, onde a jovem esteve internada. Um ipê foi plantado na praça como forma de eternizar sua memória. A ação foi acompanhada por orações, músicas e mensagens de fé.
O caso
Ana Carolina passou por uma mamoplastia redutora, lipoaspiração e lipoenxertia no Hospital Beneficente Santa Helena, em Cuiabá. No dia 7 de julho, ela sofreu duas paradas cardíacas, entrou em coma e foi diagnosticada com morte encefálica na segunda-feira (14), após permanecer dez dias internada na UTI do Hospital Santa Rosa.
Durante o período de internação, familiares, amigos e colegas de curso organizaram correntes de oração, muitas das quais transmitidas ao vivo pelas redes sociais. O caso gerou grande comoção, principalmente entre estudantes de Medicina e internautas sensibilizados com a situação da jovem.
Nota do hospital
Em nota, o Hospital Beneficente Santa Helena lamentou o falecimento da estudante e afirmou que todos os cuidados necessários foram prestados:
“O Hospital Beneficente Santa Helena manifesta profundo pesar pelo falecimento da Ana Carolina Aguiar Lima, de 20 anos. A jovem realizou a cirurgia de mamoplastia e lipoaspiração com lipoenxertia no Hospital Santa Helena. Durante e após o procedimento, foram prestados todos os cuidados demandados, inclusive o atendimento da paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que, tão logo, foi transferida para outra instituição a pedido da família.
No momento, o Hospital está realizando as avaliações e apurações técnicas internas para aprofundar entendimento sobre o ocorrido. Neste momento de profunda dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, expressando nossos mais sinceros sentimentos. Que encontrem conforto e força para atravessar essa perda irreparável.”
A morte precoce de Ana Carolina levanta, mais uma vez, o debate sobre os riscos associados a procedimentos cirúrgicos estéticos e reforça a necessidade de cautela e acompanhamento médico rigoroso.