Ex-bispo de cidade de MT é citado como favorito para se tornar o novo Papa

0
35
Foto: Reprodução
ALMT

O conclave para eleger o novo Papa teve início nesta quarta-feira (7) na Capela Sistina, em Roma, com os cardeais deliberando a portas fechadas. Entre os nomes que circulam como possíveis sucessores do Papa Francisco está o de Dom Leonardo Steiner, arcebispo brasileiro de Manaus e ex-bispo da prelazia de São Félix do Araguaia, localizada a 1.005 km de Cuiabá.

Considerado o primeiro “cardeal da Amazônia”, Dom Leonardo foi nomeado bispo da prelazia de São Félix em 2011 e arcebispo de Manaus em 2019. Sua nomeação ao cardealato, em 2022, foi vista como uma ascensão significativa, superando até mesmo o arcebispo de Belém, a arquidiocese mais tradicional da região Norte do Brasil. A informação foi confirmada pela agência de notícias Reuters.

Nascido em Forquilhinha (SC), Dom Leonardo cursou filosofia e teologia em Petrópolis (RJ) entre 1973 e 1978, sendo ordenado padre por seu primo, o cardeal Paulo Evaristo Arns. Na década de 1990, ele se mudou para Roma, onde obteve mestrado e doutorado em filosofia. Após retornar ao Brasil, ele passou a lecionar filosofia no interior do Paraná.

Além de Dom Leonardo, outros arcebispos brasileiros participarão do conclave, entre eles: Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil; Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; e Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.

FONTE – RESUMO