O empate por 1 a 1 entre Flamengo e Atlético-MG, nesta terça-feira (25), na Arena MRV, teve sabor de quase-consagração. Com o gol salvador de Bruno Henrique já nos acréscimos, o Rubro-Negro não só assegurou um ponto importante fora de casa como também viu suas chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro Série A subirem para 96,12%.
O empate, combinado com a derrota do Palmeiras — que perdeu por 3 a 2 para o Grêmio — diminuiu drasticamente a possibilidade de o rival levantar a taça, reduzindo as chances do Verdão para cerca de 2,78%.
Cenário: depende só do Flamengo
Com a vantagem de cinco pontos sobre o Palmeiras e com apenas duas rodadas restantes, o Flamengo chega à penúltima etapa da competição em situação privilegiada. Se vencer o próximo jogo — em casa, no Maracanã, contra Ceará — garante o título independentemente dos resultados dos concorrentes.
Mesmo em caso de empate ou revés, há hipóteses que mantêm o título ao alcance do Rubro-Negro, dependendo de tropeços dos rivais diretos e dos adversários do concorrente.
A estatística por trás da vantagem
As probabilidades divulgadas vêm de um modelo estatístico do time de análise do portal Gato Mestre, que utiliza a métrica de “expectativa de gols” (xG), combinada com dados históricos de milhares de partidas do Brasileirão — levando em conta precisão ofensiva, desempenho defensivo, histórico dos elencos, entre outros fatores.
Esse tipo de cálculo não considera apenas a classificação atual, mas sim os potenciais futuros de resultados, o que explica por que o Flamengo, mesmo sem vencer, aumentou suas chances de título.
O que muda para o Palmeiras e para o restante da disputa
O Palmeiras, com derrota recente e formação considerada reserva no duelo contra o Grêmio, entrou em um caminho bastante estreito para reconquistar o título — a dependência de uma combinação quase perfeita de vitórias próprias e tropeços do Flamengo e de eventual terceiro colocado (como Cruzeiro) reduz muito as chances alviverdes.
Além disso, o cenário generalizado favorece o Flamengo, uma vez que ele só depende de si mesmo — o que dá ao time carioca o controle absoluto da reta final do campeonato.
O que resta — e o clima de expectativa
O empate de ontem adiou apenas a concretização matemática do título; mas não abateu a confiança dos torcedores e do clube. Agora, o Flamengo vive a expectativa de confirmar o título em casa e de encerrar a temporada com festa — especialmente antes de voltar as atenções para a decisão da Copa Libertadores da América.
Bruno Henrique e companhia têm a chance de reconfirmar a supremacia do time carioca no Brasil em 2025 — e, com 96 % de chance, o favoritismo está mais forte do que nunca.



























