Fugitivos de penitenciária em Várzea Grande são localizados e presos em Rondônia

0
50
Foto: Reprodução
ALMT

Dois detentos que haviam escapado da Penitenciária Central de Várzea Grande foram recapturados nesta quinta-feira (4) em uma operação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso e da Polícia Civil de Rondônia. A ação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum.

Os recapturados são Edvaldo França Almeida, de 39 anos, e Luan Augusto dos Santos Lima, de 25 anos. Ambos haviam fugido no dia 14 de agosto de 2025 do Complexo Penitenciário Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.

Luan é apontado pelas autoridades como um dos criminosos mais perigosos da região de Nova Mutum. Ele acumula passagens por tráfico de drogas, corrupção de menores, porte ilegal de arma, adulteração de veículos e participação em organização criminosa. Também é investigado por ordenar e executar homicídios qualificados, tentados e consumados.

De acordo com as investigações, no fim de 2023, Luan teria organizado e chefiado um grupo de extermínio ligado a uma facção criminosa que atuava em Nova Mutum. Condenado em diferentes processos, ele ainda responde a outras ações penais em andamento.

Essa não foi a primeira fuga do criminoso. Em outubro de 2024, ele e outro preso conseguiram escapar da cadeia pública de Peixoto de Azevedo, sendo recapturados dois meses depois, em Cuiabá, em operação coordenada pela Derf de Nova Mutum e pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas.

Após novo trabalho de inteligência, policiais da Derf descobriram que Luan estava escondido em Rolim de Moura, em Rondônia. As informações foram compartilhadas com as forças de segurança do estado vizinho, que organizaram a ofensiva. A ação, que envolveu policiais civis e militares de Rondônia, resultou na prisão de Luan e de Edvaldo, encerrando a caçada aos fugitivos.