Operação desarticula facção que cobrava “caixinha” de galões d’água e incendiou comércio em MT

0
19
Foto: Reprodução

Uma operação policial deflagrada nesta quinta-feira (25) desarticulou uma facção criminosa que atuava na cidade de General Carneiro (MT), onde empresários do setor de distribuição de água eram forçados a pagar uma “caixinha” – uma cobrança ilegal por galão vendido. Segundo as investigações, quem se recusava a pagar a quantia exigida sofria retaliações, como ameaças, extorsão e até incêndios criminosos.

Em um dos casos mais graves, um comerciante teve o seu estabelecimento incendiado após se negar a colaborar com a extorsão. As intimidações incluíam chamadas de vídeo com criminosos armados, utilizadas para amedrontar as vítimas e garantir o cumprimento das ordens da facção.

A operação, denominada Orcrim 66, faz referência ao quilômetro 66 da BR-070, local onde a organização criminosa exercia forte influência. Ao todo, foram cumpridas 17 ordens judiciais, entre elas três mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e sete de quebra de sigilo bancário, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá.

A ofensiva contou com a atuação de 40 policiais civis, sob a coordenação dos delegados Nelder Martins Pereira e Pablo Borges Rigo, e integra o programa estadual Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, sendo parte da segunda fase da Operação Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

FONTE – RESUMO