Operação Golden cumpre 18 mandados contra traficantes em Cuiabá e Várzea Grande

0
29
Foto: divulgação/PJC-MT
ALMT

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Golden, com o cumprimento de 18 ordens judiciais contra criminosos investigados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. A operação é realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com o apoio da Delegacia Especial de Fronteira (Defron).

Os mandados, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da capital, incluem nove mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e sete de bloqueios judiciais. As ordens estão sendo cumpridas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

As investigações que deram origem à operação tiveram início após a prisão em flagrante de um casal envolvido no tráfico de drogas, em abril de 2024, em Cuiabá. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, foram encontrados entorpecentes e aparelhos eletrônicos. Com o aprofundamento das apurações, a Denarc identificou que o casal tinha ligação com outros suspeitos, além de utilizar um estabelecimento comercial para transações financeiras relacionadas ao tráfico de drogas.

Os levantamentos indicaram também que o grupo estava envolvido na lavagem de dinheiro, com dissimulação de recebimentos de valores em contas de terceiros. Com base nas evidências, foram solicitados mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias dos investigados.

A Operação Golden faz parte da Operação Inter Partes, uma iniciativa do Governo do Estado, inserida no Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas e ao tráfico de drogas em Mato Grosso. A ação reforça a confiança da população nas forças de segurança e a importância das denúncias, que podem ser feitas pelo Disque 181.