A Operação Lei Seca, realizada no último fim de semana, resultou na aplicação de 1.206 testes de alcoolemia e na abordagem de 1.104 veículos em diversas cidades de Mato Grosso. As ações aconteceram entre sexta-feira (28) e domingo (30), com intervenções em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Cáceres, Nova Mutum e Alta Floresta, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira (31) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
Durante o período, foram lavrados 945 autos de infração, sendo a maioria por condução de veículos sem registro, sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sob efeito de álcool ou por recusa ao teste de alcoolemia. A operação também resultou na prisão de 93 motoristas embriagados e na remoção de 300 veículos, entre carros e motos.
Um dos casos mais notáveis ocorreu em Alta Floresta, onde o condutor de uma caminhonete Toyota Hilux tentou fugir do bloqueio policial, mas foi detido. Durante a abordagem, foi encontrada no veículo uma pistola calibre 9 mm, com dez cartuchos e um carregador, além de sinais visíveis de embriaguez do motorista, que foi encaminhado para a delegacia.
A Operação Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, além de guardas municipais e secretarias de trânsito dos municípios.
FONTE – RESUMO