A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (6), a Operação Venalis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e outros crimes correlatos. A ação mobiliza cerca de 70 policiais federais e conta com o apoio da Força Tática da Polícia Militar de Mato Grosso, com foco especial na região de Cáceres.
Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão em diversos estados: Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Paraná, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Paraíba.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias ligadas a integrantes do grupo e suas empresas, bem como a quebra dos sigilos bancário, fiscal e financeiro dos investigados.
Segundo as investigações, o grupo atuava com uma estrutura complexa, envolvendo “laranjas”, transportadores, intermediadores e distribuidores. A principal rota de tráfico envolvia o transporte rodoviário de drogas vindas da Bolívia e do Peru, com distribuição para diversos estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e regiões do Nordeste.
Os criminosos utilizavam carros de passeio para o transporte das drogas, adotando estratégias para dificultar o rastreamento das operações. O esquema era considerado bem estruturado e com atuação nacional.
FONTE – RESUMO