A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (1º) a Operação Arquivo Proibido, com o objetivo de combater o compartilhamento de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorreu no município de Paranatinga, no interior de Mato Grosso, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um investigado.
De acordo com as investigações, o suspeito teria utilizado aplicativos de redes sociais para divulgar o conteúdo ilegal. O material apreendido será submetido à perícia, e a análise dos dados deve aprofundar a identificação de possíveis conexões e a extensão do crime.
O homem poderá responder criminalmente pelos delitos de armazenamento e compartilhamento de material com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. As penas para esses crimes podem chegar a 6 anos de reclusão, além de multa.
As investigações seguem em andamento para apurar a participação de outras pessoas e identificar eventuais redes de distribuição desse tipo de conteúdo.
FONTE – RESUMO