Olhar Direto
O governador Pedro Taques (PSDB), que havia prometido manter o então secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, no comando da Pasta até que fosse intimado pela Justiça, assinou, neste final de semana, o ato de exoneração do delegado, preso desde a última quarta-feira (27), na Operação Esdras. Com a exoneração de Rogers, o também delegado Gustavo Garcia, que ocupava o cargo interinamente, assume oficialmente o comando da Sesp.
De acordo com o ato, publicado no Diário Oficial que circulou na última sexta-feira (29), Jarbas foi exonerado a pedido dele mesmo. A nomeação de Gustavo Garcia foi publicada na mesma edição do Diário Oficial.
Gustavo Garcia, que já foi secretário adjunto de Inteligência e de Integração Operacional, atualmente comandava a Secretaria adjunta Executiva da Sesp. Ele é delegado da Polícia Civil de Mato Grosso, tendo atuado na delegacia municipal de Tabaporã, delegacia de Porto Esperidião (Gefron), Delegacia Municipal de Cáceres, Delegacia Especializada de Entorpecentes, onde foi designado como o responsável técnico pelo núcleo de inteligência operacional desta unidade.
Rogers foi afastado do cargo no dia 20 de setembro, acusado de estar atuando para prejudicar as investigações do caso dos grampos. A decisão, do desembargador Orlando Perri, diz que o secretário estaria repassado documentos sigilosos do inquérito policial ao governador Pedro Taques e ao ex secretário de Casa Civil, Paulo Taques. Uma semana depois, Perri determinou sua prisão.