A Liberty Media Corporation, conglomerado de telecomunicações dos Estados Unidos que adquiriu a Fórmula 1 em setembro, está disposta a promover uma novidade importante nas corridas. De acordo com o jornal alemão "Bild", a mudança seria na maneira como as largadas das provas aconteceriam.
Ao invés de dois carros por fileira, como é feito tradicionalmente, o novo modelo de largada intercalaria dois carros em uma fileira e três em outra. A intenção é de ampliar os espaços para ataques dos carros que viriam de trás e, assim, aumentar o grau de imprevisibilidade nos primeiros instantes das corridas.
As escuderias, no entanto, não mostraram muito entusiasmo com a ideia. Elas defendem que esse novo modelo de largada aumentaria o risco de toques entre os carros e, consequentemente, de acidentes graves.
Além disso, há a preocupação sobre a viabilidade de se fazer isso em lugares como Mônaco e Canadá, onde as pistas não têm tanto espaço assim para uma fileira com três carros.
Segundo o que apurou o jornal espanhol "Marca", apesar da resistência das equipes, a FOM (Formula One Management) está disposta a implantar essa mudança.