A Black Friday Brasil 2017, que acontece no dia 24 de novembro, já está no radar do Reclame AQUI. Durante as últimas edições do evento, monitoramos quais foram as empresas mais reclamadas, os principais motivos e produtos, além de alertar os consumidores sobre golpes, sites falsos e fraudes.
De 2014 a 2016, foram mais de 19 mil reclamações registradas. Confira um balanço geral de cada ano:
2014
As reclamações atingiram 12 mil queixas na edição 2014. Os problemas para acessar os sites lideraram com um diferencial: muitos consumidores reclamaram da fila de espera das lojas virtuais.
Outros consumidores relataram dificuldade de finalizar compra e, em terceiro lugar, a maquiagem de preço, a famosa "metade do dobro", apontou entre os problemas daquele ano.
A liderança das empresas mais reclamadas ficou com a Americanas.com, seguida do Submarino e Saraiva. Veja o ranking das dez mais em 2014:
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2015
O ano da mudança! Com uma queda incrível para 4,4 mil reclamações, a edição de 2015 mostrou que o brasileiro comprou menos e pesquisou mais, o que minimizou significativamente o volume de reclamações.
Propaganda enganosa, problema para finalizar compra e divergência de valores foram os três problemas mais recorrentes na Black Friday de 2015. Veja o balanço completo!
A KaBuM!, que no ano anterior ficou em 5º lugar, subiu para o topo das mais reclamadas. O segundo e terceiro lugares ficaram com a Americanas.com e Submarino, respectivamente. Confira a lista:
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2016
O brasileiro que enfrentou um 2016 de crise econômica e política se comportou com muita cautela na Black Friday do ano passado. Foram registradas 2,9 mil reclamações, um terço a menos que em 2015.
Os cinco principais motivos de reclamações foram propaganda enganosa, seguido de divergência de valores e problemas na finalização da compra. Veja o balanço completo!
Assim como em 2015, a loja virtual KaBuM! fechou a edição do evento na liderança, seguida da Americanas.com e Submarino:
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