Dois homens em poder de armas de fogo, dinheiro, munições e produtos furtados, foram presos no município de Guiratinga (328 km ao Sul), durante ação integrada da Polícia Militar com a Polícia Civil.
João Hélio Campos de Araujo, 30, com mandado de prisão em aberto por homicídio decretado pela Comarca de Itiquira, e Paulo Vitor Alves de Araujo, 28, foram autuados em flagrante pelos crimes de furto, receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito ou proibido.
Os suspeitos foram surpreendidos na noite da última quinta-feira (23.11), na Rodovia MT 110, nas proximidades da ponte sobre o Rio Bandeira. Na ocasião, os policiais pararam um automóvel Honda Civic prata e placa da cidade de Rondonópolis (212 km ao Sul).
Na abordagem veicular, os ocupantes foram identificados como Paulo Vitor, que conduzia o carro, e João Hélio, como passageiro. Durante vistoria no interior do Honda Civic, foram apreendidas duas espingardas, uma calibre 32 e outra calibre 28, e mais cinco cartuchos de calibre 28, mais de R$ 1,7 mil, além de dois botijões de gás, uma batedeira, facas, aparelhos celulares, uma caixa amplificadora de som, um relógio de parede e uma sanduicheira.
Diante dos fatos, ambos foram questionados sobre as origens dos objetos, sem comprovação fiscal, e acabaram entrando em contradição.
Ato contínuo, os policiais foram comunicados pela Polícia do município de Tesouro (379 km ao Sul), sobre um furto ocorrido poucas horas antes, em um sítio nas margens da estrada. As informações referente a alguns pertences subtraídos, tinham as mesmas características com os objetos encontrados dentro do veículo.
Conduzidos à Delegacia de Guiratinga, os dois envolvidos acabaram assumindo a autoria do furto, revelando ainda terem furtado dois sítios na mesma região.
Consultando os aparelhos celulares dos suspeitos, foram encontradas conversas via WhatsApp, de negociação de arma de fogo. Indagados, o preso João Hélio confessou que em sua residência, no município de Rondonópolis, haveria mais duas armas.
Com base nas informações, foi solicitado apoio da Polícia Militar de Rondonópolis, que foi até o endereço de João Hélio e apreendeu uma espingarda calibre 36, uma espingarda de pressão, munições, carregadores de espingarda calibre 22, além de materiais provenientes de crimes de roubo ou furto.
Após serem autuados por furto, receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito ou proibido, e também cumprido o mandado de prisão contra João Hélio, os dois presos foram colocados à disposição da Justiça.