O secretário de Estado de Cultura, Kleber Lima, esteve reunido nesta quinta-feira (25.01) com representantes da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Instituto Histórico e Geográfico do Estado (IHGMT) e os comandantes-gerais da Polícia Militar e Bombeiros do Estado, para discutir a situação da segurança na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia e do Instituto Histórico.
A professora membro da ALM e presidente do IHGMT, Elizabeth Madureira Siqueira, esteve na Secretaria de Estado de Cultura, junto com Anna Maria Ribeiro Costa e Sônia Regina Romancini, também membros da IHGMT, para debater a questão de segurança do patrimônio histórico, já que o local passou por um assalto nesta quarta-feira (24.01).
“Nós queremos preservar a memória do Estado e temos um acervo muito rico no local, com diversas doações de familiares de imortais que já passaram pela academia”, explicou a presidente do IHGMT.
Apesar da responsabilidade pela segurança do local não ser do Estado, sua importância é incontestável para memória e cultura de Mato Grosso.
O comandante-geral de Polícia Militar, coronel Cunha, garantiu que a segurança no local será intensificada e que o comandante da área irá até o local ainda hoje.
Já o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, também garantiu uma visita para avaliar as instalações e segurança contra incêndio da Casa Barão.
Já o diretor de atividades especiais da Polícia Judiciária Civil, delegado Rogério Modelli, reunirá as ocorrências do local para realizar um serviço de inteligência e identificação dos criminosos que atuam na região.
“Com o reforço na segurança, além da Casa Barão, toda aquela região do Centro histórico, da praça da Mandioca, deverá ficar mais segura, garantindo aos moradores e frequentadores do entorno mais tranquilidade”, explicou o secretário Kleber Lima.