União entre gestores e fortalecimento do Pró-Família são destaques

0
210
CAMARA VG

A primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na última quinta-feira (22.02), contou com a participação de mais de 300 gestores e técnicos da Assistência Social dos municípios mato-grossenses. Na oportunidade, foram discutidas e pactuadas ações e prioridades para o exercício 2018 e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e coordenadora da CIB, Mônica Camolezi, que também é assistente social, destacou a importância do diálogo entre o Estado e municípios em busca de alternativas e soluções para garantir uma melhor prestação de serviços à população em um cenário de crise.

“O papel do gestor é ouvir, dialogar e propor em conjunto. Na nossa gestão, os municípios têm voz e temos que entender as dificuldades e necessidades de cada um para que, juntos, a gente encontre os melhores caminhos. É preciso olhar para o estado como um todo e enxergar os problemas, mas também as oportunidades e envolver todas as pastas, em nível estadual e municipal, em uma ação intersetorial”, afirmou a secretária.

O secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, esteve presente na CIB e falou sobre o compromisso do Governo do Estado com a política de Assistência Social. “Confiamos muito em todo o secretariado e nos gestores nos municípios e contamos com essa parceria. Tivemos um ano atípico e passamos por dificuldades, mas a economia começa a se recuperar. Vamos continuar trabalhando para ampliar as ações na medida do possível, otimizando recursos e atuando em rede para melhorarmos cada vez mais a qualidade de vida da população mais necessitada em Mato Grosso”, destacou.

Entre as pactuações realizadas, estão a publicação de uma resolução sobre o encerramento das atividades da Lar da Criança e do Adolescente e a municipalização do serviço de acolhimento a este público e a realização do encontro regional dos gestores municipais de assistência social dos estados da região Centro-Oeste. O encontro, definido em fórum nacional, acontece em maio deste ano em Sinop e reúne gestores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Pró-Família – A Setas apresentou os resultados e avanços do Programa Pró-Família alcançados e os gestores debateram os impactos positivos do programa em seus municípios. Em um ano de atividade, o Pró-Família já beneficia diretamente mais de 65 mil pessoas e fomenta a economia local, por meio dos mais de 700 estabelecimentos comerciais credenciados e da geração de renda.

Além disso, foram anunciadas inovações como a criação de um software específico e um aplicativo, em parceria com o governo do estado do Paraná, para desenvolvimento de um banco de dados social, monitoramento e vigilância socioassistencial que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2018. Outra novidade é o desenvolvimento do Índice de Vulnerabilidade Familiar (IVF), que permitirá uma melhor gestão das políticas públicas voltadas para a inclusão socioprodutiva das famílias mato-grossenses.

“Estamos criando instrumentos para costurar o alinhavo das políticas públicas setoriais e estamos fazendo isso em diálogo com cada gestor municipal. Precisamos pensar redondo, de forma sistêmica, trazendo as bases e dando condições, dados e apoio técnico para fazer uma atuação mais acertiva em nível local. Dessa forma, todo o estado avança junto”, concluiu Mônica Camolezi.

Participaram da reunião, além das equipes dos municípios, representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso (Coegemas), Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), Associação para o Desenvolvimento Social de Mato Grosso (APDM) e os secretários adjuntos da Setas, Marilê Cordeiro, da Secretaria Adjunta de Assistência Social, e Antônio Neto, de Administração Sistêmica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here