Pré-candidato do MBL faz “vaquinha” online para arrecadar fundos para sua campanha

0
206
CAMARA VG

O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) e pré-candidato a deputado estadual, Ulysses Moraes, lançou esta semana uma “vaquinha” online para arrecadar fundos para sua campanha. O sistema de financiamento coletivo, conhecido como “crowdfunding”, é autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve ser uma das principais novidades das eleições deste ano. 

Para Ulysses, o crowdfunding é uma “maneira de construir uma campanha limpa, transparente e sem caixa dois, acarretando na diminuição da farra com o dinheiro público. Além de, promover o engajamento dos eleitores e culminar numa eleição mais democrática e justa para nosso Estado/País”.

Até 2016 não havia regulamentação específica para as vaquinhas. Partidos e candidatos precisavam desenvolver softwares próprios para gerar suas receitas. Agora, isso só poderá ocorrer por meio de empresas credenciadas.

No crowdfunding as doações começam antes mesmo do registro das candidaturas. Caso o pré-candidato desista da disputa, o valor doado será devolvido. As doações ficarão retidas até que o político registre sua candidatura, o que só ocorrerá a partir de 15 de agosto. Somente então o dinheiro será repassado ao candidato. Estão proibidos de contribuir empresas e cidadãos estrangeiros.

Pessoas físicas poderão doar até 10% do valor de seus rendimentos brutos no ano anterior. Cada eleitor poderá repassar até R$ 1.064 por dia.

Ulysses é advogado formado pela Universidade de Cuiabá e ganhou destaque no meio político após “impedir” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse condecorado como cidadão mato-grossense. Aos 28 anos, faz questão de destacar que apesar da pouca idade já possui currículo com importantes atuações no Judiciário e também na política.

Recém filiado ao Democracia Cristã, Ulysses conversou com Olhar Direto sobre a decisão de se tornar político, segundo ele, tomada após perceber a necessidade de renovação na política. As doações para sua campanha podem ser feitas através do link.

 

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here